Tipos de amizade

O lado B da amizade

É triste dizer, mas os anos e o fato de morar fora me fizeram ver o lado B da amizade. Justo eu, que sou o tipo de pessoa que ama ter amigos, que se sente bem rodeada de pessoas, gosta de conversar e, principalmente, de ouvir. Sempre considerei minhas amizades muitas vezes mais do que qualquer outra coisa mas, de uns tempos pra cá, tenho refletido sobre tudo isso.

Continuo tendo bons amigos, pessoas que eu sei que querem o meu bem e que estão sempre ali pra mim e eu pra elas no matter what. No entanto, com o passar do tempo percebi que alguns laços se afrouxaram tanto que estão quase desfazendo o nó. Não porque eu quisesse, mas porque a vida simplesmente foi por esse caminho. Talvez por falta de esforço das duas partes, talvez por desinteresse de um e, consequentemente, cansaço da outra parte, talvez porque não tenhamos mais nada a ver um com o outro. A amizade tem horas que acaba e não há como voltar atrás.

Há também um aspecto muito importante dessa questão. Muitas vezes você se dá conta de que você era muito amigo do seu amigo e percebe que ele só tinha simpatia por você. Essa é a descoberta mais dolorosa de todas: conseguir enxergar que alguém por quem você tinha uma amizade muito grande simplesmente não se importa tanto com você é um dos processos mais difíceis, pois exige um esforço enorme de aceitação. Nem sempre estamos prontos para aceitar isso. Quantas vezes todos veem o quanto aquela amizade é nociva e você afirma: “não, fulano é meu amigo, sim”, quando na verdade você se doa enquanto a pessoa só tira vantagens de você. Se isso acontece até no amor, a amizade não fugiria dessa regra.

Existe também aquele tipo de “””amigo””” que só coloca você pra baixo. Você recebe elogio de todos, menos dele. Tudo que você faz é motivo para ele falar que você fez alguma coisa errada. Ele sempre fala como ele é bom, de como você tem sorte de ter aquela pessoa por perto, mas não consegue passar sem uma indireta, sem mostrar como você tem defeitos. Fuja desse tipo de pessoa. Isso não é amizade, isso é um vampiro emocional que fica perto de você para se auto-afirmar. Ele usa você para mascarar as próprias inseguranças e medos.

falsa amizade
Em contrapartida, existe aquele amigo que fala coisas lindas, que elogia sempre, que fala o quanto adora você, mas está sempre ausente na sua vida. É o amigo virtual da vida real. Aniversário? Festa de família? Ele nunca vai, tem sempre uma desculpa, está sempre ocupado. Nos comentários do seu facebook parece que vocês são quase irmãos. Ele fala que em breve vai te ver, que está morrendo de saudades, que quer te dar um abraço apertado, mas você nem acredita mais porque esse tipo de amizade só fala, fala e não aparece. Esse é um tipo bem comum no Brasil, principalmente no Rio. Pessoalmente, acho bem feio esse tipo de promessa.

A amizade é um bem que deve ser valorizado, mas apenas as amizades verdadeiras. Devemos lembrar que as pessoas possuem defeitos e que ninguém é perfeito, mas existem certas atitudes que não precisamos aceitar em nossas vidas. Se você se identificou com pelo menos um aspecto desse post, reflita e pense se essa pessoa é sua amiga. Existem milhares de pessoas à sua volta que com certeza dariam muito mais apoio e estenderiam mais a mão, mesmo que sejam pessoas com quem você nunca imaginou ter algum tipo de proximidade.

Por outro lado, se você leu esse texto e acredita que pode estar agindo assim com algum amigo, tente melhorar. A vida é muito curta para ficar nas promessas de “vamos marcar” ad eternum ou em colocar uma pessoa pra baixo. As pessoas precisam de apoio e seus problemas e suas conquistas não são as maiores do mundo. Vamos melhorar juntos. Essa reflexão vale pra mim também.

  • Fale Com

    Livinha, adorei seu post! E me identifiquei com várias coisas. Mas aprendi com a experiência, que a melhor amizade é aquela em que não existe cobrança, sobre nada. Nem presença, nem ligação… Mas somente a vontade de estar junto quando puder estar. As minhas melhores amizades (e as que permaneceram mesmo na distância) são essas, leves e sem cobranças! ❤️❤️❤️

    Beijo no coração!
    Flavia. 😍