passaporte para menores de 18 anos nos Estados Unidos

Como tirar passaporte brasileiro para menores de 18 anos nos Estados Unidos

Eu e meu marido vamos ao Brasil este ano e o passaporte da nossa filha precisou ser renovado para ela poder ir também. Para tirar, foi a maior dor de cabeça!

Quem acompanha meu blog sabe que moro em Nebraska e que o consulado mais próximo fica em Chicago, a 8h de carro daqui. A princípio, achei que para tirar o passaporte para menores de 18 anos no exterior você precisava ir ao consulado pra assinar alguma coisa, mas descobri que não é bem assim.

Você pode solicitar o passaporte via correio, assim como enviar os documentos. Não há necessidade de ir ao Consulado pessoalmente para solicitar o passaporte para menores de 18 anos. Entre no site do Consulado brasileiro mais próximo ao lugar onde você estiver. No meu caso, é o Consulado de Chicago. Clique aqui para entrar no site. Verifique os documentos e formulários solicitados para dar entrada no passaporte e verificar o endereço de recebimento. No caso de Chicago, eles pedem:

1- Original da Certidão de Nascimento brasileira ou Registro Consular de Nascimento;

2- Original do Passaporte anterior, quando se tratar de renovação;

3- Documento brasileiro com foto de ambos os pais, ou responsável legal; Caso um dos pais seja estrangeiro, deverá apresentar o passaporte;

4- Certidão de Óbito do(s) pai(s), se falecido(s);

5- Fotografia recente (mínimo de 6 meses), no tamanho do passaporte americano (“passport size photo”), com fundo branco;

6- Preencha e imprima o formulário de Recibo de Requerimento (RER) que você encontra no site: https://scedv.serpro.gov.br
Você vai precisar escanear a foto que enviar para o consulado, assim como o passaporte anterior (caso tenha um anterior) para finalizar o formulário. Caso queira receber o passaporte via correio, não esqueça de marcar a opção “Correios”. Parece bobo, mas na hora você pode se confundir um pouco;

7- Preencha o formulário da Autorização para Emissão de Passaporte para Menores. Clique aqui para acessar o link do formulário.


Caso um dos pais não possa estar presente ou se um dos pais for estrangeiro, a assinatura do pai/mãe ausente (ou estrangeiro) deverá ser reconhecida por um Notário Público e verificada pelo “Secretary of State” da mesma jurisdição. Você consegue essa assinatura no Capitol Building do seu estado;

8- Enviar uma Ordem de Pagamento (Money Order) emitida pelo correio norte-americano (United States Postal Service) em nome do Consulado Geral do Brasil da cidade em que você enviar a sua solicitação. Não são aceitos cheques ou cartão de crédito. Os valores variam com a idade do menor. De 0 a 4 anos, $40.00, e dos 4 aos 18 anos, $80.00.

Agora vamos à parte chata

Eu enviei meu passaporte, e meu marido enviou a certidão de nascimento dele, já que ele estava esperando chegar o seu visto de turista. No site fala que se o marido for estrangeiro, só pode o passaporte, mas não é bem assim. Além disso, não adianta mandar cópia autenticada, eles não aceitam. Envie sempre o documento original. Além disso tudo, o site do formulário de Recibo de Recebimento não abre em qualquer computador. Nós tivemos que ir no laboratório em que o Tom trabalha pra poder acessar a página. Em casa não abriu de jeito nenhum.

Fique bem atento(a) na hora de preencher os documentos e preste atenção quando finalizar o formulário de Recibo de Requerimento. Você vai precisar usar o caption (aquelas letrinhas que dizem que você não é um robô) para liberar o arquivo final para você imprimir. Sem isso, você não vai poder dar entrada no passaporte.

Eu e meu marido tivemos que mandar os documentos três vezes para o Consulado. Foi chato, mas graças a Deus estamos com o passaporte da nossa filha em mãos e em breve estaremos no Brasil. Espero que este guia tenha dado uma ajuda a vocês! Deixem nos comentários como foi a experiência de vocês na hora de tirar o passaporte para menores de 18 anos aqui nos EUA!

Posts relacionados