A ansiedade de morar fora

Muitas pessoas acham que é muito simples e fácil morar fora, mas pouca gente comenta algo que nos acomete e MUITO: a ansiedade.

Quando a gente sai do Brasil, pensa que tudo vai ser simples e lindo. Acreditamos que o país em que vamos morar vai nos acolher, vai nos abraçar, que vamos enfim nos livrar dos problemas. Quanto engano! Não que a gente só tenha coisas negativas, pelo contrário, mas muitas vezes a gente vai sofrer uma ansiedade enorme porque as coisas não vão ser exatamente do jeito que a gente queria.

Independente de estar legal ou ilegal, as coisas não vão ser sempre fáceis. Eu estou aqui nos Estados Unidos com o meu Green Card e estou com muita dificuldade para conseguir um emprego. As contas chegam e as contas antigas já existiam, então muitas vezes a ansiedade se transforma em uma preocupação constante, que nem sempre você consegue controlar.

Antes que alguém diga, eu não estou generalizando. Estou falando da minha situação e da situação de muitas pessoas que não falam sobre isso, mas que sofrem desse mal. Quando mudei pra cá, comecei terapia, mas mesmo com o plano de saúde eu tinha que pagar as sessões, então tive que parar para conter os gastos. Infelizmente, essa era uma forma de aliviar um pouco da minha ansiedade que eu não vou poder ter novamente tão cedo.


Toda vez que você sentir essa ansiedade, pare um pouco, faça exercícios de respiração. Existem alguns canais no YouTube que ensinam a fazer esses exercícios para lidar com a ansiedade. Acredite que isso é só uma fase e que as coisas vão melhorar. E não se sinta mal caso tenha que voltar. Nem todos os casos são bem sucedidos. Cada história é uma história diferente.

Se você for mãe no exterior e sentir isso tudo, sinta-se abraçada. Eu também sou mãe e morro de saudade de ter a minha família ao meu lado para me ajudar. Eu sei como a gente acaba se sentindo uma pessoa que a gente não é. Eu desejo a você força para superar isso. Você não está sozinha!

Posts relacionados